Contexto

Revisão Nacional Voluntária

Como parte do seu mecanismo de acompanhamento e revisão, a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030 incentiva os Estados membros a “conduzir revisões regulares e inclusivas do progresso nos níveis nacional e subnacional, liderados e orientados por países” (parágrafo 79). Espera-se que essas revisões nacionais sirvam de base para as revisões regulares do fórum político de alto nível (HLPF), reunido sob os auspícios do ECOSOC. 
Conforme estipulado no parágrafo 84 da Agenda 2030, as análises regulares do HLPF devem ser voluntárias, lideradas pelo Estado, realizadas por países desenvolvidos e em desenvolvimento e envolver vários interessados. 

sustainable-development-goals-still-life

As revisões nacionais voluntárias (RNV) visam facilitar a partilha de experiências, incluindo sucessos, desafios e lições aprendidas, com o objetivo de acelerar a implementação da Agenda 2030. A RNV também busca fortalecer políticas e instituições de governos e mobilizar apoio e parcerias com várias partes interessadas, para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Essa plataforma de análise on-line é dedicada à compilação de informações dos países participantes nas análises nacionais voluntárias do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

Importância das Revisões Nacionais Voluntárias

Constituem instrumentos de orientação de longo prazo para os governos. Identificam conquistas, desafios, lacunas e factores de sucesso, ao mesmo tempo que apoiam os países na tomada de decisões políticas informadas;

Ajudam na mobilização de meios necessários para implementação e parcerias, apoiam na identificação de soluções e melhores práticas, promovendo a coordenação e a eficácia do sistema internacional de desenvolvimento;

Servem de base para as revisões nos níveis regional e global, pois a revisão global será baseada principalmente em fontes de dados oficiais nacionais.